Psicoterapia para Crianças
Psicoterapia para Crianças
Algumas dúvidas surgem quando pais ou responsáveis buscam apoio psicológico para crianças. Geralmente a demanda surge quando é percebido algum comportamento estranho, seja em casa, na escola ou em outros locais de convivência da criança.
Uma dúvida recorrente é como será o tratamento. A psicoterapia infantil é diferente da que é realizada com adultos. As crianças, em sua maioria, não conseguem explicar como se sentem emocionalmente quando passam por situações de medo, estresse, ansiedade, etc. Elas expressam melhor suas emoções através do lúdico, que são brincadeiras, o faz-de-conta, desenhos, pinturas, jogos, etc. Na psicoterapia infantil a brincadeira é muito utilizada, pois é um excelente recurso para entrar em contato com seu estado emocional e oferecer o tratamento adequado. A brincadeira possibilita que a criança transmita algo inconscientemente, dando vazão a forte angustia.
É possível para o psicoterapeuta observar a maneira como a criança expressa suas emoções e a forma que lida com elas, como reage frente a frustrações, perdas, expectativas, e através disso, realiza sua intervenção buscando fortalecer os aspectos positivos da criança, desenvolvendo mecanismos que a ajudem a enfrentar suas dificuldades.