Siga-me:

Ansiedade

É comum ficarmos ansiosos e tensos diante de situações ameaçadoras ou estressantes. Esses sentimentos são reações normais ao estresse. A ansiedade é considerada prejudicial apenas quando ocorre em situações sob as quais a maioria das pessoas conseguiria lidar sem dificuldade.

Há quatro tipos de sintomas: sintomas psicológicos e somáticos (por exemplo: coração disparado, transpiração excessiva, tensão muscular); sintomas cognitivos (exemplo: sensação de que vai parar de respirar e morrer); sintomas comportamentais (exemplo: ficar paralisado, sem conseguir se mover até que receba ajuda) e por fim sintomas emocionais (exemplo: sentimento de pavor e terror).


Todos esses sintomas são normais e esperados quando estamos diante de uma ameaça real, por exemplo uma situação de assalto. Eles são inadequados quando não existe uma ameaça real contra a qual lutar ou da qual fugir. Mesmo quando esses sintomas aparecem como uma resposta a uma ameaça, eles podem ser exagerados e não proporcionais, ou persistirem depois que o perigo passou. Muitas pessoas com transtorno de ansiedade parecem encarar determinada situação como altamente ameaçadora, enquanto a maioria a vê com tranquilidade, e se preocupam com essas situações mesmo quando possui pouquíssima probabilidade de ocorrer.


Os transtornos de ansiedade são diversos, nos casos de Ansiedade Generalizada, a pessoa vivencia um sentimento de constante tensão e medo. Incapacidade de relaxar, sono conturbado, fadiga, dor de cabeça, tontura e batimento cardíaco acelerado são as principais queixas físicas. Além disso, o indivíduo fica continuamente preocupado com potenciais problemas e tem dificuldade de concentração e tomar decisões.


Há ainda outros transtornos de ansiedade, como o transtorno de pânico, fobias e o transtorno obsessivo-compulsivo, que são caracterizados por uma ansiedade mais focada.


Abordarei esses temas em breve!

“Não podemos acrescentar dias à nossa vida, mas podemos acrescentar vida aos nossos dias” (Cora Coralina)

Contato

 Rua Chuí, 147 - Sala 10

Paraíso - São Paulo - SP

+55(11)  5084-1641

+55(11) 98954-3979

Newsletter

Inscreva-se
Não enviamos SPAM
Please wait
UA-60191877-5